Histórico
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), providenciou a confecção da cartilha “Institutos Federais, a cara do Brasil”.
A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, com a criação de 19 escolas de aprendizes e artífices. Ao longo do tempo, essa rede evoluiu e se transformou. Em 29 de dezembro de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.892, criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs.
Os Institutos Federais são a cara do Brasil. Carregam consigo a riqueza e a diversidade de sua gente, do seu povo. São indutores da esperança, pois ofertam educação pública, gratuita e de qualidade a 1,5 milhão de jovens e adultos, sobretudo aos mais carentes. Mais de 50% desses estudantes possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. Os IFs transformam vidas.
Presentes em todas as unidades da federação com mais de 600 campi e outros 100 em fase de implantação, os IFs são instituições de excelência, novas e inovadoras (cursos de qualificação profissional, cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia, engenharias, bacharelados, licenciaturas e pós-graduação). Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes.
Por suas características, os Institutos Federais assumiram importante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Além de ofertar o melhor ensino médio do país, aferido por avaliações nacionais e internacionais, atrela suas ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão às vocações dos arranjos produtivos locais, culturais e sociais, buscando equidade e gerando desenvolvimento a partir do território onde estão inseridos.
A formação técnica comprovadamente gera mais oportunidades de emprego, aumento de renda e de evolução na carreira, além de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Para conhecer mais, acesse a cartilha em sua íntegra aqui!
Redes Sociais