Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PIVICT > Institucional > Últimas Notícias > Pesquisadores do NEABI-IFSP participaram de Missão Institucional em Moçambique
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Pesquisadores do NEABI-IFSP participaram de Missão Institucional em Moçambique

Servidora do campus Presidente Prudente participou de atividades de imersão formativa em parceria com universidades moçambicanas.

  • Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 18h31
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 18h38
  • Acessos: 179

A professora Patrícia da Silva Nunes, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Prudente, participou de missão institucional em Moçambique. Realizada entre 14 e 29 de setembro de 2024, essa missão integra o projeto “AFROIF Articulando Saberes NEABI/IFSP e Moçambique”, uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP, alinhada ao Edital nº 57/2024.
A expedição interdisciplinar teve como foco o estudo das dinâmicas educacionais, culturais e sociais de Moçambique, além da criação de parcerias com universidades e escolas locais. A presença de 18 pesquisadores e pesquisadoras do IFSP, de diversas áreas do conhecimento, permitiu uma vivência imersiva, resultando em uma compreensão mais rica das realidades do país africano e, de forma mais ampla, do continente.
A docente, em particular, conduziu o projeto “Tem menina na Ciência? Interlocuções sobre representatividade feminina e negra nas Ciências Naturais no Brasil e em Moçambique”. A iniciativa busca debater a presença de mulheres negras no campo das Ciências Naturais, considerando desafios históricos e estruturais. Segundo a professora, “a alfabetização científica é um direito fundamental e deve ser acessível a todas as populações, especialmente àquelas historicamente marginalizadas”.
Ao evidenciar a disparidade na participação dessas populações no Sul global, a missão reafirma o compromisso do IFSP em contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária. Como ressaltado pela professora Patrícia, “garantir acesso à cultura científica é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da cidadania plena”.
A missão, portanto, não apenas fortalece as relações internacionais entre Brasil e Moçambique, mas também consolida o papel do Neabi/IFSP como referência no estudo e na promoção de ações voltadas à equidade étnico-racial e de gênero.
Para mais informações, acesse: https://www.ifsp.edu.br/o-que-e-rss/17-ultimas-noticias/4648-pesquisadores-do-neabi-ifsp-embarcam-para-missao-institucional-em-mocambique

Fim do conteúdo da página